contato@doutormarcelopimenta.com.br

Cardiopata, vacine-se contra a gripe!

Quem sofre com as doenças cardiovasculares crônicas, como insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana ou hipertensão, entre outras, não pode deixar de se vacinar contra a gripe. Os problemas cardíacos normalmente causam uma baixa na imunidade, expondo os pacientes a diversos tipos de complicações gripais, como o desenvolvimento de pneumonia, hospitalização e até morte prematura.

Entre as explicações possiveis, sobressaem a congestão venosa e a imunodepressão presentes nos portadores das doenças cardiovasculares crônicas e que predispõem às infecções. Em contrapartida, as infecções causam alterações nos fatores da coagulação, na agregação plaquetária, nas proteínas de resposta inflamatória e desta forma, podem ser gatilhos para os eventos cardiovasculares agudos. Infecções também atuam, de forma crônica, com a diminuição da força de contração do cardiomiócito, inflamação, trombose, deposição de fibrina e aceleração do processo de aterosclerose e remodelamento cardíaco. Por isso esses grupos estão entre o público-alvo das campanhas de imunização - pois se vacinados e mesmo assim contraírem a enfermidade, os sintomas serão mais leves e com risco muito menor de hospitalização.

Prevenção ao coronavírus?

A campanha de vacinação contra gripe em 2020 foi antecipada para auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos, e ainda ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde e consecutivamente diminuir a transmissão do Covid-19, o novo coronavírus. Mas atenção: a vacina não imuniza contra o vírus que paralisou o mundo, a campanha visa apenas reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, já que os sintomas da gripe e do Covid-19 são semelhantes.

Na ocasião deve ser feita uma triagem com identificação de sintomas como febre, tosse, coriza e falta de ar. Se houver febre alta ou mal-estar geral, o paciente receberá uma máscara, mas não a vacina e será orientado. Aqueles que apresentarem apenas tosse ou coriza também recebem máscaras e, além disso, a vacina. Se você tem complicações cardiovasculares, não deixe de se vacinar!

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!